(21) 98772-4007 Zap | E-mail: contato@mwdengenhariaeservicos.com.br

Manutenção de fachadas

A manutenção preventiva é a melhor solução para os síndicos que querem evitar dor de cabeça com qualquer parte do condomínio, e com a fachada não seria diferente. Além de limpa, é importante que a fachada do condomínio esteja apresentável e bem conservada, já que é ela que passa a primeira impressão sobre o condomínio e pode ser crucial na hora de decidir pela compra de um imóvel. Muitos clientes relatam que desistiu da compra de um imóvel por conta da aparência e do cheiro presente logo na entrada do condomínio e das áreas comuns.

A MWD Engenharia & Serviços, a todo o Rio de Janeiro e é especializada em recuperação e reforma de fachada, o ideal é que o condomínio faça a conservação preventiva de três em três anos. Indicamos esse período até por uma questão de coerência, pois um prédio novo tem a garantia de cinco anos. Sendo assim, para um prédio antigo que possui seu revestimento completamente desgastado pelo tempo, três anos é o recomendável. Só que o brasileiro não tem o costume de se precaver, então, que faça ao menos de cinco em cinco anos, até porque a Prefeitura exige que seja feita a autovistoria nesse período e, certamente, o engenheiro ou o arquiteto, por uma questão de segurança, exigirá a manutenção usual. Independentemente de o custo da manutenção preventiva ser bem menor, acaba-se com o risco de uma tragédia quando um revestimento se desprende da estrutura. E é importante lembrar que os síndicos respondem civil e criminalmente, por incidentes e acidentes causados pela má conservação de suas fachadas.

Os principais problemas com as fachadas são:

Infiltração causada pelas esquadrias;

Danos na base de sustentação de guarda-corpos e varandas;

E, principalmente, deterioração das coberturas.

Tais estragos podem ser evitados aplicando, periodicamente, silicone nas esquadrias e na base dos guarda-corpos, impermeabilizando as varandas e o piso externo das coberturas; nesse caso, é importante que as mantas sejam colocadas até o topo da mureta.

Os principais procedimentos consistem em verificar o estado do sistema de revestimento (chapisco, emboço e pintura, revestimento cerâmico, textura, mármore, granito), refazendo as partes comprometidas. Durante o processo, podem ser necessários a análise e o tratamento das armaduras de ferro e também de determinadas trincas. Além de questões atreladas à conservação e à valorização da edificação, a manutenção preventiva pode evitar problemas relacionados com infiltrações e graves acidentes provocados pela queda de parte do revestimento da fachada. As condições do ambiente interferem significativamente na manutenção da fachada, de forma que aquelas menos ensolaradas, comumente expostas a chuvas/umidade, tendem a se deteriorar em menor tempo. Outra questão importante é o escoamento da água da chuva e também da água dos aparelhos de ar-condicionado. É fundamental criar medidas, como a instalação de pingadeiras e/ou de colunas de dreno de ar-condicionado, para manter a durabilidade e a estética do revestimento.

Os principais riscos que um condomínio corre ao não fazer a manutenção da fachada são prejuízo com infiltração e acidentes, por isso, é importante que o síndico fique atento aos indícios de que a fachada precisa de cuidados: “O revestimento começa a apresentar sinais, por meio de manifestações patológicas, como infiltração, bolhas, descascamento da tinta, descoloramento, estufamento e falhas. A MWD Engenharia & Serviços encara com muita importância esse tipo de serviço porque está relacionada diretamente com a segurança do trabalho, uma vez que envolve atividade realizada em altura. São muitas as medidas de segurança que devem ser observadas, como a instalação de telas de proteção e/ou apara-lixo; utilização de equipamentos de içamento normatizados e homologados (an-daimes e cadeiras suspensas); ancoragem desses equipamentos; utilização de itens de segurança; treinamento dos operários de acordo com os ditames da NR 18 e NR 35, entre outros. O Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho programam fiscalização periódica. Seja prédio antigo ou novo, o síndico precisa estar de olho nas necessidades da fachada, que vão desde enormes obras de reforma até pequenos reparos e substituições que podem ter custo reduzido e grande impacto visual. A boa aparência da fachada é imprescindível não só para que as unidades sejam valorizadas, mas também para que condôminos e visitantes sintam-se abraçados pelo condomínio e verdadeiramente em casa.

A MWD Engenharia & Serviços está registrada e regularmente inscrita no CREA/RJ.

TOPO